Estratégias de Web Marketing


Web Marketing é qualquer esforço promocional realizado por meio da Web. Mesmo que você possua o melhor e mais interessante site do mundo, será preciso fazer algum esforço para dizer aos internautas que você existe e está aguardando visitas. É ai que entra a promoção através do Web Marketing.


Sites de Busca

Os Sites de busca são de longe a forma mais popular de localização de informações e produtos na Web. Justamente por isso ocupam um lugar de grande destaque entre as estratégias de Web Marketing. Pesquisa realizada pelo Forrester Institute entre 8.600 residências com acesso a Web, mostra que quase 60% dos internautas se utiliza dos sites de busca. Em segundo lugar vem o e-mail com cerca de 38%.
Sem dúvida, o ponto forte dessa estratégia é o fato que a maior parte dos sites de busca são gratuitos, embora haja uma tendência muito forte de cobrança por parte dos grandes sites que prestam esse serviço.


E-Mail Marketing

As pesquisas de comportamento do usuário, indicam que receber e enviar e-mails é disparado a atividade mais realizada pelos internautas, seguida de longe pela leitura de notícias e diversão. Isso indica que não dá para imaginar um site bem sucedido que não tenha sistemas e canais de comunicação muito bem alinhados com seus visitantes.
Quando se fala em E-Mail Marketing, as pessoas pensam imediatamente em mala-direta eletrônica não autorizada (spam). Prática que não deve ser seguida por empresas sérias. Na verdade, a grande força do E-Mail Marketing é sua agilidade como meio de comunicação com o cliente que autorizou a abertura desse canal (opt-in).


Programas de Afiliados

Um programa de afiliados é a montagem de rede de sites que divulgam o negócio e enviam potenciais clientes para o site do comerciante em troca de comissões sobre as vendas. Para implantar e gerenciar um programa de afiliados o comerciante precisa adquirir uma solução (software) que faça o rastreamento dos afiliados e possibilite o controle das vendas pelo comerciante e também pelo afiliado.
Programas de afiliados ainda são novidade no Brasil, no entanto, é certo que se tornarão uma das formas mais eficientes de geração de tráfego.



Banners e Links Patrocinados

Na economia tradicional os anúncios são peças fundamentais na disputa pelos clientes e as empresas reservam parte expressiva de seus orçamentos para anúncios na TV, Rádio e mídia impressa.
A Web é um novo canal com características peculiares e um público mais qualificado, o que demanda uma comunicação de mais alto nível. É o que muita gente chama de Soft-Marketing. A grande novidade são os links patrocinados - anúncios pagos em sites de busca - que estão ganhando fatias expressivas dos recursos destinados à publicidade on-line. É importante, além da geração de tráfego, levar também em consideração o “Mind-share”, ou seja, a presença da marca na mente do consumidor. Se 100 pessoas clicaram em determinado anúncio, muito provavelmente milhares de pessoas viram a marca.



Copyright © - Mastervox Web e Design - Agência de Marketing Virtual - Todos os direitos reservados - Marcas, logotipos, imagens e sons veiculados neste site pertencem aos seus respectivos proprietários - Textos e matérias assinadas são responsabilidade de seus autores - Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Preços e demais condições poderão ser modificados sem prévio aviso.